SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



São José Pardo lidera desenvolvimento na região segundo Índice Firjan 2025

15/05/2025

Compartilhar



São José do Rio Pardo obteve destaque no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2025, consolidando-se como uma das cidades com Alto Desenvolvimento na região.

O índice, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), é uma das mais relevantes ferramentas nacionais para avaliação do desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros, com base em dados oficiais nas áreas de Educação, Saúde e Emprego & Renda. Mede anualmente o nível de desenvolvimento dos municípios brasileiros. Ele é composto por três vertentes: Emprego & Renda, Educação e Saúde, e utiliza exclusivamente dados oficiais de fontes como Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Ministério do Trabalho

A pontuação do IFDM varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o grau de desenvolvimento. Os municípios são classificados nas seguintes faixas:

Com IFDM de 0,8138, São José do Rio Pardo reafirma seu protagonismo regional em desenvolvimento humano e institucional. O município figura entre os 200 primeiros colocados no ranking nacional (posição 177) e entre os 100 melhores do estado de São Paulo (posição 88), numa amostra que abrange 5.550 municípios de todo o país. Mococa, por exemplo, tem IFDM de 0,8081. figurando na 99ª posição entre os municípios estaduais e 204ª entre o comparativo nacional.

Esse desempenho revela um cenário de gestão estruturada para São José do Rio Pardo, com investimentos sustentáveis nas áreas de educação, saúde e empregabilidade, que resultam em qualidade de vida para a população

A edição 2025 analisou dados do ano-base 2023, cobrindo 99,96% da população brasileira. A metodologia é padronizada, garantindo comparabilidade e transparência nos resultados.

Para São José do Rio Pardo, o índice consolida uma trajetória de estabilidade e progresso social. Já para Mococa, mostra que a prefeitura não tem feito a lição de casa, gerando desigualdades sociais e menos desenvolvimento. 



Comentários


















Leia também:


Implantes em Área Estética: Beleza e Funcionalidade em Harmonia


Mães Sem Desejo, Filhos Sem Afeto: O Lado Silenciado do Dia das Mães


Paula Winitski escreve em seu texto essa semana: Feliz Dia das Mães!


Reveja: maio furta-cor: saúde mental materna em destaque no mês de maio

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br